"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

domingo, 19 de janeiro de 2014

Roteiro para análise de um poema


1º - Leitura;

2º - Vocabulário;

3º - Conteúdo (paráfrase);

4º - Estudo da morfossintaxe (substantivos, adjetivos, verbos e outras classes gramaticais; orações);

5º - Unidade vocabular (palavras-chave);

6º - Musicalidade do poema:
a           a)      Ritmo:
     Rima
     Silabação
     Tonicidade
     aliteração
b           b)      Encadeamento
c           c)      Eco, sonância
d           d)     Refrão

7º - Estudo das frases para verificar a capacidade de o autor sintetizar as ideias;

8º - Relação do poema com a realidade social e estética;

9º - Estruturas sintáticas repetidas;

10º - Situação do poema no tempo literário;


11º - Intertextualidade.




domingo, 5 de janeiro de 2014

Entrevista de emprego

Uma das mais comuns situações de diálogo formal.

Uma entrevista de emprego não se configura como a mais importante e tampouco como única forma de diálogo formal. A mesma situação poderá ser vivenciada de forma semelhante caso alguém, por exemplo, pleiteie uma bolsa de estudos, um patrocínio ou oportunidade de estágio. Seja como for, as orientações que oferecemos aqui podem ser extrapoladas para outros tipos de diálogo formal, desde que feitas as devidas adaptações.
De modo geral, muitos dos cuidados que devemos ter numa exposição oral ou num debate valem também para a entrevista de emprego: chegar com antecedência ao local do encontro, evitar gírias e expressões coloquiais, tomar cuidado com cacoetes gestuais ou linguísticos, obedecer à norma padrão, manter uma postura relaxada e natural. Em relação à apresentação pessoal, todo cuidado é pouco ¾ salvo em situações excepcionais (como uma empresa conhecida pelo ambiente descontraído), a roupa deve ser formal, discreta e em tons neutros. Deve ser evitado todo tipo de excesso, seja no perfume, na maquiagem ou nas joias. Além disso, como você manterá contato próximo com o entrevistador, é fundamental estar atento ao asseio, inclusive da barba, das unhas e do cabelo.

Quanto à preparação para a entrevista, cabe ao candidato:
1.       Aprender sobre a empresa ¾ entre no site da organização e estude os tipos de produtos ou serviços que ela oferece, sua história, missão, valores, estrutura, quantas filiais possui, quais programas sociais ou ecológicos desenvolve; enfim, tente descobrir o máximo que puder sobre ela. Na hora da entrevista, o candidato que demonstra estar bem informado sobre a empresa não apenas denota maior afinidade com ela, como prova ter duas virtudes que os selecionadores valorizam muito: interesse e iniciativa.
2.       Estudar a própria trajetória acadêmica e profissional ¾ o mínimo que se espera de um candidato é que ele seja capaz de recontar a própria vida de maneira coerente. Esteja preparado para explicar por que optou por sua carreira e, também, por que deixou seu último emprego ou pretende deixar o atual. Caso tenha sido demitido, seja franco a respeito, sem se fazer de vítima nem dar importância exagerada ao fato.

Algumas dicas de especialistas sobre como se comportar durante a entrevista de emprego.
§  Mantenha o telefone celular desligado;
§  Cumprimente o entrevistador com um aperto de firme mão. Seja simpático, mas não force um excesso de intimidade;
§  Não dê respostas do tipo “sim” ou “não”. Mostre que você consegue articular as ideias, porém sem estender-se demais;
§  Ouça com atenção as perguntas do entrevistador e jamais o interrompa;
§  Se você não tiver uma experiência profissional, enfatize os pontos positivos de sua formação. Destaque cursos extracurriculares, participação em eventos, qualquer tipo de vivência que tenha lhe trazido amadurecimento pessoal e profissional;
§  Se o entrevistador fizer uma pergunta do tipo “qual é o seu maior defeito?”, evite clichês, como “o perfeccionismo”. Seja objetivo no reconhecimento do problema e mencione que medidas você está tomando ou pretende tomar para resolvê-lo. Por exemplo: se seu inglês é fraco, cite isso como um defeito, mas indique que vai se matricular em um bom curso;
§  Esteja preparado para informar sua pretensão salarial. Jamais a justifique com base em necessidades pessoais (por exemplo, “preciso ganhar X para poder pagar o aluguel e a faculdade”), e sim na média do mercado;
§  Jamais fale mal de ex-empregadores ou ex-colegas;
§  Na final da entrevista, mostre interesse e disponibilidade para participar das outras etapas do processo seletivo.

Fonte:

GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012. (Adaptado)
.
.