A
conclusão na redação dissertativa
A conclusão é a parte
do texto que sintetiza as ideias desenvolvidas, reafirmando-as de acordo com a
tese apresentada na introdução e justificada pela argumentação no desenvolvimento.
Da mesma forma que a
introdução e o desenvolvimento, a conclusão também pode ser expressa de várias
formas:
Conclusão-resumo
É a maneira mais tradicional de se finalizar um texto
dissertativo. É na conclusão-resumo que são reforçadas as ideias apresentadas,
resumindo as abordagens feitas ao longo do texto. Exemplo:
Diante de
definições equivocadas que têm sido levadas à opinião pública, é importante
expor as reais atribuições e ações desenvolvidas pelo Conselho da Comunidade
Solidária. O trabalho teve início em 1995 e evoluiu com base na constatação de
que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável de
qualquer governo no enfrentamento da pobreza, das desigualdades e da exclusão social.
Passamos, então,
a atuar em três grandes linhas: adotando medidas para o fortalecimento da mesma
sociedade civil, desenvolvendo a interlocução política sobre temas sociais com
diversos atores e criando programas inovadores. Esses programas, marcados por
um novo modelo de gestão, oferecem-se como alternativa viável ao mero
assistencialismo, caracterizado pelo ineficiência e obsolescência de políticas
centralizadoras. E, se os projetos surgiram pequenos, hoje cresceram de forma
significativa. O Alfabetização Solidária, por exemplo, começou a atuar em 1997
com 9.200 alunos em 38 cidades. Este ano estará presente em 866 municípios do
Norte e Nordeste e nas regiões metropolitanas de são Paulo e Rio de Janeiro,
beneficiando cerca de 800 mil pessoas. [...]
Em resumo, além da
promoção do debate e da busca da diversidade de ideias, o conselho está
articulando, de modo transparente, recursos de todos os tipos, provenientes do
Estado, da iniciativa privada e do setor privado sem fins lucrativos (o
terceiro setor). Segmentos que, há pouco, ainda eram considerados incapazes de
conviver e mais ainda de atuas conjuntamente a favor do desenvolvimento do
país.
(Ruth
Corrêa Leite Cardoso. Uma ação social
inovadora.
In
Folha de S. Paulo, 26/9/1999.)
Conclusão-proposta
A conclusão do tipo proposta
é aquela que apresenta algumas possíveis soluções para as situações-problema
levantadas no texto. Exemplo:
No Brasil, o que
se tem feito é dar bolsas aos estudantes — nunca em número suficiente —, com um
sistema que tem dado origem a distorções. Talvez fosse o caso de tentar
ajudar diretamente as próprias instituições de ensino superior, desde que
baixassem suas anuidades e demonstrassem efetiva melhoria de qualidade na educação
e no treinamento que oferecem.
(José
Goldemberg. In O Estado de S. Paulo,
17/09/2001.)Fonte:
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