A primeira gramática da língua portuguesa foi publicada em 1536 por Fernão de Oliveira. A obra apresentava cinqüenta capítulos, que abordavam desde a história da linguagem até noções de sintaxe, com destaque para os aspectos sonoros; seu conceito de gramática era clássico: “a arte de falar e escrever corretamente”. Em 1540, surgiu a gramática de João de Barros, cronista e historiador da expansão lusa. As duas primeiras gramáticas da língua portuguesa seguiam uma mesma filosofia humanista: a exaltação da língua portuguesa, tida como a mais próxima dos padrões latinos. Daí a latinização sintática e léxica dos textos literários do século XVI.
Salve! Salve! Mestre! Seu trabalho está excelente! Sou professora de português e escritora, faço sucesso no Fundamental, com meus textos..espero sua visita:
ResponderExcluirhttp://flordolaciospc.blogspot.com
Caro Professor, isso mostra como vivemos, durante tantos séculos, sem um guia seguro e fiável para a manutenção e uniformidade da língua, que subsistia,malgrado, unicamente na oralidade. Sérgio Pandolfo
ResponderExcluir