.
I – Complete as lacunas do texto com os conectivos adequados que seguem abaixo:
.
________ precisava encontrá-lo, saí de casa debaixo de uma chuva terrível. Atravessei rapidamente a rua, entrei na lanchonete, procurei-o por todos os cantos, ________ ele não estava lá, __________ era de costume. Certamente, por causa da chuva, ele ficara em casa, _____ _________ alguém o avisara _____ _______ eu estava a sua procura, _________ sua ausência ali, àquela hora, era bem estranha.
Sentei-me ____, __________ qualquer pessoa apaixonada faria, esperei durante alguns minutos, _______ pareceram-me uma eternidade. ___________ esperava, uma ideia passou pela minha cabeça: _____ ele estivesse com outra, eu o mataria. Chovia tanto _______ a água já começava a cobrir os primeiros degraus da escada _____ dava acesso ao lugar ________ eu estava. _________ _____ o desânimo já estar tomando conta de mim, o desejo de vê-lo ainda era muito ____, __________ _________, continuei a espera.
Mais tarde, cansada de esperar, fui até o telefone, liguei, _______ ninguém atendeu. ________ ______ a chuva abrandou um pouco, voltei para casa _______ fui dormir.
mas – então – que – onde – e – mesmo – assim – ou – como – se – apesar – de – enquanto
.
.
II – Complete as lacunas do texto com os conectivos adequados que seguem abaixo:
.
__________ escrevemos um texto, uma das maiores preocupações é ________ unir a frase seguinte à anterior, ________ isso só é possível _____ dominarmos os princípios básicos da coesão. A cada frase enunciada, devemos observar ____ ela mantém vínculo com a anterior (___ anteriores) ______ não perdermos o fio do pensamento. ______ _________, teremos uma sequência de frases sem sentido, sucedendo-se umas às outras sem muita lógica, sem nenhuma coerência. A coesão não é, ________, só esse processo de “olhar” constantemente para trás, _____ ________ de “olhar” para adiante, _______ um termo pode esclarecer-se apenas na frase seguinte. _______ nossa frase inicial for: “Paulo tinha um grande sonho”, estaremos criando um movimento para adiante. ________, só se vai saber ____ ______ desejo se trata na próxima frase: “Ele queria ser médico”. O importante é ______ cada enunciado estabeleça relações estreitas com os outros, _______ tornar sólida a estrutura do texto, ______ não basta costurar uma frase a outra para se dizer ______ estamos escrevendo bem. ______ da coesão, é preciso ______ haja um elo conceitual entre seus diversos segmentos. Os substantivos e os verbos, devem estar interligados __________ para acrescentar informações, ________ para alicerçar o sentido do texto. Cada palavra faz, ____________, parte de um todo que lhe dá sentido, _______ ____ forme uma cadeia com as outras que a antecedem _____ sucedem.
mas – também – para – que – quando – porém – como – de – contrário – ou – não – portanto – só – caso – além – desde – assim – pois – se – entretanto – e – a medida – ainda – seja – tanto – qual
.
.
III – Reúna as diversas orações do conjunto abaixo em um só período, empregando conjunções ou pronomes relativos e fazendo as adaptações necessárias.
.
1. O Ministro da Educação esforça-se. 2. O ministro da Educação quer convencer o povo. 3. Para o Ministro da Educação o provão do ENEM é fundamental. 4. O provão é fundamental, para ele, para a melhoria da qualidade do ensino médio. 5. Para convencer o povo disso, o Ministro vem ocupando generosos espaços na mídia. 6. O ministro vem fazendo uma milionária campanha publicitária. 7. O Ministro vem ensinando como gastar mal o dinheiro. 8. O dinheiro deveria ser gasto na educação.
.
.
Apesar de pequeno, muito útil esse exercicio, dá pra trabalhar vários assuntos num só. Continue postando mais! Obrigada...
ResponderExcluirExcelente lugar para um professor de portugues vir se informar e buscar exercícios. Valeu pela ajuda!
ResponderExcluirExcelente blog.
www.lovewgame.blogspot.com
Como que faz para obter as respostas dos exercícios?
ResponderExcluirGostei muito. Excelentes exercícios de textos com conectivos. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluir