"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dicas para quem precisa escrever corretamente...


Há quem esteja convencido que escrever bem é só isto: não cometer erros ortográficos.
Ah, se fosse assim tão fácil.
Mas, claro, é muito importante aprender a evitá-los. Aliás, a minha profissão também persegue esses bichos feios. E, na verdade, um texto bem escrito com erros ortográficos é como uma bela casa em que a pintura está toda descascando. Ou alguém que se veste bem, mas não repara nas manchas da roupa.
Sim, temos de limpar os textos antes de apresentá-los em público.
Aqui ficam sete dicas (há muitas outras, mas estas são as que me vieram à cabeça nesta tarde):
1.          A dica das dicas em se tratando da língua escrita: ler muito. Ler ainda mais. Ler com atenção. A ortografia também se aprende com o hábito da leitura. Aliás, é a única forma de ganhar boas bases no âmbito da escrita. Bem, há outra: escrever. Escrever muito. Repetir a dose durante muitos e bons anos e nunca achar que já sabe o suficiente.
2.          Perceber que todos nós podemos cometer erros. Quem acreditar que não corre o risco de cometer erros, comete-os mais do que cometeria se tomasse uma boa dose de cautela. E considerando as reações absurdas de algumas pessoas quando observam os erros dos outros, há quem ande por aí convencido que o mundo se divide entre os que cometem muitos erros e quem não cometem erro algum. Ah, mesmo aqueles que dominam a ortografia têm horas dificuldades, escrevem tanto que às vezes chegam a cometer erros infantis…
3.          Revisar os nossos textos. Sim, eu sei: é óbvio. Mas se o escrevente tiver demasiada confiança em si próprio não revisa nada. Confesso aqui, porque estas dicas também são para mim: neste blog, já me aconteceu dar o “Enter” sem reler o texto. Arrependi-me, quase sempre. Mais vale reler. Por isso, não é demais repetir: depois de escrever, convém ler. E o melhor é deixar passar algum tempo. Se estivermos a escrever no computador, também é certo e sabido que há erros que só aparecerão quando o texto já estiver impresso. Por fim, sempre que possível, convém pedir a um amigo de confiança para olhar com atenção para os nossos textos. Porque os nossos próprios erros têm uma tendência enervante para serem invisíveis aos nossos olhos.
4.          Consultar obras de referência. A ortografia é uma das áreas convencionais da língua: há regras relativamente claras e estas regras vêm explicadas em prontuários e outras obras de referência. É uma questão de tê-las ao alcance da mão. Outro truque: mesmo quando não temos dúvidas, é interessante folhear um livro deste tipo e descobrir pormenores da ortografia que não conhecemos.
5.          Aprender quais são os nossos erros habituais. Todos nós cometemos um ou outro erro com um pouco mais frequência do que o habitual. Seria uma boa ideia procurar esse tipo de erro nos nossos textos. Podemos criar uma lista e tê-la ao pé do computador. Mas, para que isto ocorra é preciso não estar convencido que isto só ocorra com os erros dos outros.
6.          Usar o corretor ortográfico do Word. Outro conselho óbvio, eu sei. Mas já vi tanto texto que merecia uma boa varredura automática que vale a pena sublinhar o óbvio: os corretores ortográficos automáticos ajudam a detectar alguns erros. E são fáceis de usar! Querem uma dica um pouco mais estranha? Ponham o computador para ler o texto (é possível!). Alguns dos erros que são quase invisíveis aos nossos olhos são desmascarados quando nos arranham os ouvidos. Um exemplo? A falta de acento nos ii.
7.          Dar mais atenção aos nossos erros do que aos erros dos outros. Devemos corrigir os erros dos outros? Sim, claro: em privado e com delicadeza. Mas viver obcecado com os erros dos outros só nos deixa mais longe de melhorar o nosso próprio português. Por isso, passe a olhar com mais afinco para os textos que produzimos. Se formos exigentes e sarcásticos com os erros dos outros, sejamos ainda mais exigentes e sarcásticos com os nossos próprios erros.
Disse no início que os erros ortográficos são um aspecto secundário da língua. Mas a verdade é que se cumprirmos estas dicas, aprenderemos muito sobre aquilo que é ainda mais importante: como escrever de forma clara, como estruturar bem as frases, como criar uma voz própria, como fazer com a língua aquilo que queremos. No fundo, quem comete muitos erros ortográficos mostra que não lê muito, não revisa os textos, não quer saber disso. Assim, é normal que os erros apareçam em maus textos.

Pode acontecer de que bons textos sejam escritos com muitos erros, mas é raro. A verdade é que os nossos cérebros estão tão habituados a fazer a associação entre ortografia correta e o bom português que, por mais qualidade que vejamos no tecido, ligamos mais às manchas. 


...

Nenhum comentário: