"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Semântica

Signo
Significante e significado

Signo é uma unidade linguística que consiste na combinação de um conceito, denominado significado, e de uma imagem acústica, denominada significante.
A palavra caneta, sequência dos grafemas c a n e t a, é o significante, e a ideia do instrumento em forma de tubo com o qual se escreve a tinta é o conceito ou significado.
Saussure (1969) estabelece que o signo une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica, isto é, significado e significante. O significado é a informação (ideia ou conteúdo) comunicada, enquanto o significante é a parte sensível do signo, aquilo que se vê ou ouve.
O signo é sempre criado pelo falante no seu grupo social e somente após ter sido assimilado pela sua comunidade, ao ser socializado, passa realmente a existir, adquire significação real.

Símbolo
Outra entidade linguística que devemos mencionar é o símbolo. Este, por um certo processo de analogia, representa outra entidade: a cruz é o símbolo da cristandade, a estrela de Davi é o símbolo do judaísmo, a balança é o símbolo da justiça e o vermelho é o símbolo do perigo. Simbolizar significa representar o real e, consequentemente, determinar uma relação de significação entre duas coisas. O símbolo é, pois, toda e qualquer representação de uma realidade por outra.
O símbolo existe e é formado partindo-se de um certo grau de analogia inferido ou detectado, estabelecendo-se uma associação entre duas entidades.
O símbolo é com frequência confundido com o signo ou tomado com valor de significante. Saussure (1969) já previra o possível mal-entendido entre signo e símbolo, ao afirmar que, enquanto no primeiro a relação significante/significado é totalmente arbitrária, no último existe sempre um rudimento de ligação natural entre o significante e o significado.
É importante observar que o significado é um reflexo objetivo de um sistema de relações e associações num dado momento e numa determinada comunidade.

Denotação
Denotação é o sentido lexical de um termo. Trata-se da significação lexical ou primeira de uma palavra com a qual nos deparamos ao consultar o dicionário.

Conotação
Conotação é o sentido figurado ou subjacente, muitas vezes de teor subjetivo, que um termo pode apresentar, num determinado contexto, paralelamente à sua significação usual. A palavra frio, por exemplo, admite leituras diferentes de acordo com o contexto. Observe:
a) O café está frio.
b) Ele tem coração frio.
Na oração (a), temos frio no sentido denotativo, quer dizer, privado de calor. Em (b), a palavra frio assume um sentido conotativo, pois significa insensível.


Nenhum comentário: