"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 21 de maio de 2011

Edital Enem 2011


Foi divulgado o Edital do Enem 2011, tão aguardado pelos candidatos. O Edital contém informações preciosas, tais como as matérias pedidas, os municípios em que a prova será aplicada, regulamento, e todos os demais detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio 2011.



Inscrições Enem 2011


Inscrição Enem 2011: As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio poderão ser feitas de 23 de Maio até 10 de Junho. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção de inscrição do Enem 2011 será cedida através do sistema de inscrição para alunos de escola pública que irão concluir o ensino médio em 2011, e também para aqueles que declararem baixa renda (...).


Enem terá duas provas por Ano


Enem 2011 - Enem 2012: Foi divulgado que o Enem realmente terá duas provas por ano a partir de agora. As próximas duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio já estão marcadas, uma pra 2011 e outra para 2012. O Ministério da Educação - MEC, confirmou que agora serão duas provas por ano, e inclusive já divulgou as datas das próximas duas provas, uma para esse ano, e outra para o ano que vem.

 

Data de Prova Enem 2011


Enem 2011 data da prova: O Ministério da Educação (MEC) já divulgou a data em que o Exame Nacional do Exame Médio será aplicado. Assim como no ano passado, o Enem será aplicado em dois dias - um sábado e um domingo. A prova será aplicada nos dias 22 E 23 de Outubro. As inscrições para o Enem 2011 começam na próxima segunda, dia 23/05, e irão até o dia 10/06.




Fonte:
http://www.enemeprouni.com/

.

sábado, 14 de maio de 2011

Identidade da escola

.
...Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, num contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco...

...E isso se dá com a escola. A identidade dela vai sendo arquitetada no meio de que ela faz parte, com todos os segmentos que a compõem, levando-se em conta necessidades, crenças e valores. É uma identidade que se afirma na articulação com as outras instituições sociais ― a família, a comunidade, a Igreja, as associações, as empresas ― e que se configura no cumprimento da tarefa de socializar de modo sistemático a cultura e de colaborar na construção da cidadania democrática. A maneira de cumprir essa missão muda ― e isso significa que a escola leva em consideração as transformações da sociedade de que faz parte e as várias contradições que desafiam os educadores que nela trabalham, especialmente os gestores...

...O que se requer da escola é que, na mudança, permaneça nela um espaço para a criação de um mundo sem cátedras, sem privilégios e sem medo. E que, sobretudo, ela seja o lugar em que se realize uma pedagogia baseada na solidariedade. Para isso, é necessária uma atitude verdadeiramente crítica de seus gestores, um olhar profundo e abrangente, para ver o que deve permanecer e o que precisa ser modificado. Sem esquecer a coragem para realizar as transformações necessárias. As experiências bem sucedidas ― e elas têm sido muitas! ― mostram a possibilidade de empenho coletivo na construção da escola que queremos e à qual temos pleno direito...


Terezinha Azeredo Rios

.
.
.

Saudade é a 7ª palavra mais difícil de traduzir

De acordo com uma lista feita a partir da opinião de mais de 1000 tradutores profissionais, a palavra saudade, em português, é a 7ª palavra mais difícil de traduzir. A lista considera palavras de todos os idiomas. Confira abaixo o ranking:
1. “Ilunga” (tshiluba) – uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar o mesmo pela segunda vez, mas nunca pela terceira vez.
2. “Shlimazl” (ídiche) – uma pessoa cronicamente azarada.
3. “Radioukacz” (polonês) – pessoa que trabalhou como telegrafista para os movimentos de resistência o domínio soviético nos países da antiga Cortina de Ferro.
4. “Naa” (japonês) – palavra usada apenas em uma região do país para enfatizar declarações ou concordar com alguém.
5. “Altahmam” (árabe) – um tipo de tristeza profunda.
6. “Gezellig” (holandês) – aconchegante.
7. Saudade (português)
8. “Selathirupavar” (tâmil, língua falada no sul da Índia) – palavra usada para definir um certo tipo de ausência não-autorizada frente a deveres.
9. “Pochemuchka” (russo) – uma pessoa que faz perguntas demais.
10. “Klloshar” (albanês) – perdedor.
  • Leia mais sobre o tema aqui. (link enviado pelo leitor Felix Lopez)

Fonte:

.
.

domingo, 8 de maio de 2011

Versos gramaticais

Vírgula
Se a vírgula é uma pausa,
que vantagem nos causa?

Ponto-e-vírgula
Aquele ponto-e-vírgula
(mesmo se dando desconto)
foi pausa tão demorada
Que, após a página virada,
Nem foi vírgula
Nem foi ponto.

Ponto
Pelo menos
num ponto
nós concordamos:
no ponto final.

Dois-pontos
Teus seios, vou defini-los:
Dois pontos.

Interrogação
Nosso amor tão reticente,
tão cheio de exclamação,
morreu e deixou na gente
aquela interrogação.

Exclamação
Foi ante tua expressão
de surpresa ou de revolta
que alguém que estava à volta
de repente exclama: ação!

Reticência
Em nosso amor, certa vez,
um erro de Português
me levou à repetência.
O meu erro foi fatal.
Em vez de ponto final
Eu coloquei reticência...

Aspas
Duplas vírgulas hasteadas
em frases de outro autor,
que você não vê usada
nas minhas frases de amor.

Parênteses
Os parênteses
Interrompem.
Os parentes rompem.

Travessão
Sem diálogo ou interlocução;
não deu bolas pro travessão.

Ronaldo Cunha Lima. Versos gramaticais. In HERDADE, Márcio Mendes. Novo manual de redação: básica, concursos, vestibulares, técnica. 2ed. Campinas: Pontes Editores, 2007.
.
.
.
.