"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sábado, 2 de abril de 2011

PORTUGUÊS JURÍDICO


.
.
Nesta disciplina, o objetivo será conduzir o estudante de Direito por caminhos que propiciem a proficiência e desenvoltura na comunicação jurídica. Com um roteiro de informações e conceitos linguísticos aplicados ao Direito, contemplaremos uma visão ampla dos assuntos que, tratados com objetividade, reforçam o convite à pesquisa e ao aprofundamento dos estudos.
Além da abordagem geral ao universo conteudístico da Língua Portuguesa e uma ampla Introdução à comunicação, também serão enfatizados: o vocabulário linguístico; a estrutura frásica na linguagem jurídica; a enunciação e o discurso jurídico; o parágrafo e a redação jurídica; lembretes de tópicos gramaticais, modelos de procuração, conceitos e estruturas de requerimentos e estudo das particularidades da linguagem nas peças jurídicas.
Para avaliarmos a aprendizagem, nossa proposta é a de adotarmos critérios como a prática de elaboração de pesquisas para exemplificação dos assuntos estudados; elaboração de resumos dos tópicos gramaticais e fichamentos de exemplos; com a interação através de atividades e nas avaliações formais [verificações de aprendizagem] e informais [participação e dedicação nas atividades].
.
.
.
.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed., Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática. 43. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.
DAMIÃO, Regina Toledo, HENRIQUES, Antonio. Curso de português jurídico. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MELLO, Maria Chaves de. Dicionário Jurídico português-inglês - inglês-português. 8. ed. São Paulo: Método, 2006.
SABBAG, Eduardo de Moraes. Redação forense e elementos da gramática. 4. ed. São Paulo: RT, 2011.
SCHOCAIR, Nelson Maia, Português jurídico - teoria e prática. 1. ed. São Paulo:   Campus, 2008.
.
.
.

Nenhum comentário: