"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

sexta-feira, 28 de maio de 2010

GRAMÁTICA

.

Entendemos que o objetivo desta disciplina é o de propiciar situações de estudos e leituras que possibilitem ao graduando capacitar-se para lidar com os conteúdos e exercícios, de maneira que possam adquirir uma visão panorâmica da língua portuguesa falada e escrita atualmente no Brasil, em todos os níveis, principalmente na modalidade culta. Para isto, procuraremos transmitir os conceitos, critérios e classificações morfossintáticas; desenvolver a capacidade expressiva dos usuários da língua, para que sejam capazes de empregá-la adequadamente nas várias situações de comunicação; desenvolver o raciocínio e a capacidade de análise e reflexão sobre a língua através da gramática normativa.

O estudo da ortografia. A origem, estrutura, formação, classificação e flexão das palavras; a análise sintática, os termos essenciais, integrantes e os acessórios da oração, o período composto, as sintaxes de concordância, de regência e de colocação constituem alguns dos tópicos a serem abordados.

Como critérios de avaliação, nossa proposta é a de interação nos estudos e nas avaliações grupais; elaboração de resumos dos tópicos gramaticais e fichamentos de exemplos; avaliações formais [verificações de aprendizagem] e informais [participação e dedicação nas atividades].

.

.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed., Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

CARONE, Flavia de Barros. Morfossintaxe. 9ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática. 43ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000.

GUIMARÃES, F. & GUIMARÃES, M. A gramática lê o texto. São Paulo: Moderna, 1997

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

.

.

Nenhum comentário: