"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

quarta-feira, 25 de março de 2009

Resumo do filme "O carteiro e o poeta"

Por razões políticas o poeta chileno Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade, sendo que o carteiro solicita e recebe a ajuda do poeta a fim de conquistar o grande amor de sua vida. O filme foi vencedor do Oscar de melhor trilha sonora.
.
.
Um pouco da história… Mário Ruppolo vive à beira-mar com o pai; este um pescador como a maioria dos homens da localidade. Acontece que Mário não quer ser mais um deles; tem até alergia. Para fugir um pouco da pregação do pai, divide seu tempo entre longos passeios, e quando pode, vai ao cinema.
Ao ver uma vaga nos Correios, vê a chance de unir seu gosto pelos passeios com sua bicicleta, a um trabalho longe das pescarias. Aliado a isso, o prazer em ter um contato maior com Pablo Neruda, que se encontra em exílio político.
Aos poucos, as barreiras entre esses dois homens vão se quebrando. Surgindo uma amizade. Mário, em sua simplicidade, ganha o carinho de Neruda. Que o ajuda a vencer a timidez para se aproximar de sua amada Beatrice.
Com o término do exílio, Neruda vai embora. Mário, por sua vez já está casado. Mas não é mais o homem de outrora. Quer agora falar e muito. Então se engaja na política de oposição.
Destaco aqui, uma passagem onde a sogra fica a repetir “o pássaro comeu e foi embora“. Que Neruda aproveitou-se do genro enquanto lhe foi útil. Então, Mário lhe diz que se alguém fora útil ao outro, esse alguém fora Neruda a ele. Ele sim aproveitara aquela convivência. Aprendera muito de si mesmo com o poeta.
Claro que para ambos, carteiro e poeta, não houve uma materialidade nessa convivência, mas sim uma troca saudável, prazeirosa e que preencheu a vida deles naquele período.
Por iniciativa de um, como também da boa receptividade do outro, houve carinho, respeito e apreço naquela amizade. Mesmo num curto período, fora marcante. E ele não foi apenas um cumpridor do seu dever - o de entregar carta.
Enfim, temos aqui uma linda história de amizade!


Quando se explica a poesia, ela se torna banal.” (Neruda)

O que se pode inferir sobre uma comparação entre a atividade do carteiro e a do poeta, é que em maior ou menor grau ambos trabalham com a palavra, têm a atribuição de levar a mensagem aos seus interlocutores.” (Prof. Juarez Firmino)

http://lella.files.wordpress.com/2008/03/il_postino.jpg

9 comentários:

Niciu$ disse...

gostei do resumo que vai ajudar muito no trabalho que eu estou fazendo sobre o filme, Obrigado.

Obs:apesar de eu num ter visto o filme xD.

Professora Jucimara Vieira disse...

Seu trabalho foi muito gratificante. Oportunizará muitos a uma pesquisa de qualidade!
Jucimara

Ana,Camila,Mylka,Rawana,Rebeka,Thaysa e wanny. disse...

muito obrigada,o resumo me ajudou muito para meu trabalho sobre esse filme! pois meu prof] de inglês botou esse filme pra sala assistir,m mas tinha coisas que não entendi , mas depois desse resumo,ficou mais claro. beijo :*

Unknown disse...

Gostei muito claro



Leonardo Vicente disse...

Obg, me ajudou muito com trabalho da Universidade

Anny °^° disse...

N me ajudou

Bbmp disse...

BORAAAAA BAHÊÊÊAA DISGRAÇAAAA TAMOOOOO NA FINALLLLL PUTAAAA CHUPAAA MEU OVOOOOOO KRLLLLL

Bbmp disse...

Foda-se

Unknown disse...

Obrigada ajudou muito no trabalho da minha filha ♥️