"Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles".

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Professor Pasquale


Falando a verdade. Quem é que ainda não conhece o Professor Pasquale? Ele considerado como um monstro sagrado do ensino da gramática da língua portuguesa no Brasil. Sujeito simples, simpático, companhia agradabilíssima para qualquer tipo de conversa... E é nessa área que ele consegue atrair todos para perto de si, transmitindo conceitos da norma culta da língua falada e escrita, esmiuçando letras de música, trechos de obras literárias, de filmes, de propagandas de rádio e tv, ou simplesmente de anúncios estampados em placas e cartazes afixados pelas ruas das grandes cidades. O professor explica, em tom bastante esclarecedor, o que está em desacordo com a norma culta da língua, e a maneira como proceder para evitar tais erros, conseguindo ensinar de maneira agradável as dificuldades observadas na leitura e escrita.
Editor de vários livros sobre o assunto, Pasquale Cipro Neto também é conhecido por ser o apresentador do Programa "Nossa Língua Portuguesa" na TV Cultura, consultor de diversas empresas do setor da comunicação, publicações em jornais e revistas etc.
Para quem já teve a honra de estudar, ou simplesmente de participar de algum evento com o professor, fica a certeza de que aprender português é semelhante a aprender a andar de bicicleta... Pode parecer que seja muito difícil, mas depois que a pessoa da suas primeiras pedaladas e perde o medo de cair, a coisa fica bastante fácil e prazerosa.
Com este incrível professor, o aprendiz descobre que a língua é um verdadeiro patrimônio nacional, objeto de identificação do indivíduo enquanto cidadão, e que deve ser tratada com o mesmo respeito com que se trata a constituição, ou mesmo a bandeira nacional. É o domínio da língua que constitui o cartão de visita do indivíduo, que mostra seu poder de comunicabilidade na sociedade, que imprime status. O sujeito que se expressa dentro dos parâmetros da norma culta consegue abrir caminhos, atinge mais a confiança de seus pares, comparado a uma campanha de marketing em que seu produto sobressai como campeão de vendagens.
Vamos tratar bem da Nossa Língua Portuguesa, uma das pétalas da última flor do Lácio, fruto que amadurece desde o avanço do latim falado pelos soldados do Império Romano, falada em todos os continentes pelo mérito das caravelas dos portugueses, seja esquecida na Ásia, entrevada na África, ou descansadinha no Brasil, nação esta que através de seus grandes artistas e escritores soube engrandecer ainda mais o idioma luso. É desta língua que o Professor Pasquale se apresenta como embaixador. Uma bela e exuberante língua, cantada por Camões e elevada por Olavo Bilac. É esta, a língua que merece o nosso respeito e consideração. Vamos cuidar bem da nossa querida Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: